Desvendando o YUM: Comandos úteis para controlar pacotes

Share:

O YUM é uma ferramenta de gerenciamento de pacotes usada em distribuições como Fedora, CentOS, OpenSUSE e Red Hat Enterprise. Ele trabalha de maneira similar ao apt-get, sendo capaz de baixar pacotes, resolver dependências, resolver conflitos de versões e atualizar o sistema a partir dos repositórios fornecidos pra ele.

Faz muito pouco tempo desde que decidi me aventurar no mundo das distros baseadas em Red Hat Linux pra ganhar uma experiência maior em soluções corporativas e abandonar o Slackware 14.1 para adotar o Fedora e mais tarde o CentOS como minha distro pessoal aqui na empresa, e não foi muito difícil de assimilar o funcionamento da ferramenta YUM no meu dia a dia.

Separei alguns comandos que mais uso no dia a dia, vamos lá!

Procurando pacotes:


[root@centos]# yum search htop

O parâmetro "search" é similar ao "apt-cache" do Debian: Ele lista todos os repositórios em busca de pacotes que contenham similaridades com os termos que você definiu para a pesquisa. No exemplo eu usei o search htop, e ele me retornou todos os pacotes com os termos parecidos.


Caso queira apenas listar

[root@centos]# yum list httpd

Instalando, removendo e atualizando os pacotes:


O parâmetro "install" é utilizado para instalar os pacotes selecionados

[root@centos]# yum install htop
Caso queira instalar os pacotes sem maiores verificações basta acrescentar o parâmetro -y para continuar as instalação sem questionamentos e confirmações

[root@centos]# yum -y install firefox 


Usando a mesma lógica que o install, o remove deleta todos os pacotes que você mandar.

[root@centos]# yum remove htop


Agora vamos atualizar o sistema. Se você quiser verificar se há algum update disponível para os pacotes que você tem instalado, é só usar o comando:

[root@centos]# yum check-update

Agora para atualizar todo o sistema:
[root@centos]# yum update


Caso deseje atualizar um pacote específico apenas

[root@centos]# yum update google-chrome-stable 


Caso você necessite de uma atualização mais hardcore, recomendo que ao invés do update você use o upgrade. Ao contrário do update, ele vai passar um pente fino no sistema e atualizar um lote imenso de coisas. Indicado caso você queira atualizar uma versão mais antiga do sistema.


[root@centos]# yum upgrade


Espero que tenha ajudado

Keep Linux :)

Um comentário: