Como Instalar o Gerenciador de Servidores Webmin

Share:

O Webmin, assim como o Ajenti, é um gerenciador gráfico acessado via Web para serviços e processos do seu servidor. Ele é bem descomplicado e pode ser de grande ajuda.

A instalação do Webmin realizada dessa maneira pode ser feita em qualquer distro Linux, é bem fácil, vamos lá...

Primeiro vamos fazer o Download do source do Webmin

# wget http://prdownloads.sourceforge.net/webadmin/webmin-1.760.tar.gz

Agora vamos descompactar e entrar no diretório criado
# tar xvf webmin-1.760.tar.gz
# cd webmin-1.760 

Dentro do diretório, tem um arquivinho chamado setup.sh. É ele que vamos executar para instalar o Webmin, então vamos dar permissão de execução e mandar bala. 

Executando o instalador:
#  chmod +x setup.sh
# ./setup.sh /usr/local/webmin

Ele vai pedir alguns detalhes na instalação, como uso do SSL, porta padrão, usuário Admin e senha. Troque como você preferir e prossiga com a instalação.



Após a instalação é só acessar

 https://IP-DO-SERVIDOR:10000


Forneça o usuário e senha que você criou 



Logo no painel de controle do Webmin você já tem acesso a informações relevantes sobre o servidor, como processador, Sistema Operacional, memória, espaço em disco e uso de CPU, mas o mais bacana é a possibilidade de gerenciar serviços como FTP, SSH, MySQL, Samba, Firewall e etc. 

Indo no Painel de Configurações > Servidores > ProFTPD você tem acesso ao painel de configurações do FTP do servidor, podendo atribuir caminhos, usuários e gerenciar os logs do serviço de maneira acessível. 




Novamente no  mesmo caminho, vá no Painel de Configurações > Servers > Samba Windows File Sharing para acessar as configurações do servidor Samba. Onde você poderá gerenciar, compartilhamentos, impressoras, criar, deletar compartilhamentos, gerar relatórios de logs e permissões do sistema. 


No mesmo caminho, porém acessando MySQL Database, você poderá fornecer suas credenciais do banco de dados e criar um gerenciador de processos do MySQL 



E isso é apenas alguns dos facilitadores que o Webmin pode trazer, ele permite a configuração de cliente/servidor de VPN, configuração de Clusters, Apache, gerenciador de Logs de serviços e sistema, Firewall e etc. Vale a pena dar uma estudada. 




Espero ter ajudado :) 

Um comentário: