quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Gravando ISO no Pendrive usando Linux



É comum hoje em dia você precisar gravar imagens ISO, e gravar as mesmas em mídias de CD ou DVD pode ser um tanto quanto trabalhoso e caro dependendo do trabalho. Gravar as imagens em pendrives para realizar formatação, manutenção ou até mesmo rodar distribuições Live pode ser uma tarefa muito mais prática em questão de ganhar tempo. Vamos utilizar o DD do Linux para sobrescrever uma mídia removível com o conteúdo de uma ISO,

Primeiro você precisa identificar qual o caminho do dispositivo móvel USB que você irá gravar a ISO

# fdisk -l


Provavelmente ele irá montar no caminho /dev/sdb, mas dependendo da quantidade de dispositivos montados na sua máquina ele irá alterar esse nome, portando analise bem antes de prosseguir.

Agora vá até o caminho onde sua imagem ISO está localizada, no meu caso ela está no meu diretório Home.

# cd /home/matheus

# dd if=opensuse13.2.iso of=/dev/sdb bs=512k

No parâmetro if coloque o nome da sua ISO e bora. Esse processo pode demorar bastante dependendo da taxa de I/O do seu dispositivo e do tamanho da sua ISO.


Lembrando que ele irá sobrescrever as informações do pendrive, tornando ele uma mídia bootável.]

:)

SOBRE O AUTOR

Matheus Fidelis

http://msfidelis.github.io/

Power Ranger, Piloto de Helicópteros e Astronauta da NASA. Desenvolvedor Web PHP com foco em Backend e POO, Linux SysAdmin DevOps e Entusiasta Python. Criou esse site pra contribuir com a comunidade com coisas que aprende dentro de um setor maluco de TI :)

1 comentários:

 
Nanoshots | Open Source Security, Linux e Tutoriais © 2015 - Designed by Templateism.com