Instalação e Configuração do Firewall pfSense 2.2.4

Share:


O PfSense é um dos mais conceituados Firewalls do mercado. Além de ser Free, é uma poderosa ferramenta que pode ser usada para configuração de servidores DHCP, NTP, controlador de VPN, Proxy, Filtros de Pacotes e vários outros serviços referentes a segurança de ambientes corporativos.
Ele é baseado no sistema operacional FreeBSD, portanto seu kernel é leve e contém somente o necessário para o funcionamento do firewall.

Configuração do Ambiente Virtual


No tutorial estarei instalando o sistema operacional no VirtualBox. Lembrando que para que o sistema de Firewall funcione corretamente, é necessário que a máquina física ou virtual contenha pelo menos duas placas de rede. Uma iremos configurar com DHCP e conectar o modem de internet e na outra será estática para a porta de comunicação da rede interna.

Vamos começar criando o ambiente. No Virtualbox vá em Novo > Dê o nome para a Máquina, no caso, PfSense > Selecione BSD como Sistema Operacionel e FreeBSD 64 Bits.



Agora é só prosseguir criando o disco virtual e a memória RAM, o BSD é um sistema muito leve, portanto 128 de RAM já é o suficiente para a instalação. Porém se for aplicar em um ambiente real, coloque 512 mb, 1 Gb dependendo da quantidade de hosts da sua rede.

Criei duas placas virtuais em modo bridge no VirtualBox para demonstrar certinho como se faz.

Vá nas configurações da Máquina Virtual > Rede > Nos adaptadores 1 e 2, habilite os mesmos, coloque em modo Bridge, selecione a placa e clique em "Ok" deixando as duas iguaizinhas. Ok, vamos dar o Boot no Sistema.




Download do PfSense 2.2.4


O PfSense é um sistema que roda em cima do FreeBSD, ou seja, ele é muito, mas muito leve. Vamos baixá-lo direto da página de Download do site oficial do sistema.

Link: https://www.pfsense.org/download/mirror.php?section=downloads

Neste link selecione a arquitetura do seu sistema e em seguida selecione a opção "Live CD With Installer". Em seguida clique em alguma das mirrors e faça o Download do arquivo compactado.




O arquivo "pfSense-LiveCD-2.2.4-RELEASE-amd64.iso.gz" que vai ser baixado está numa compactação gzip, então você não irá conseguir descompactá-lo com o tar.

# gzip -d  pfSense-LiveCD-2.2.4-RELEASE-amd64.iso.gz

Agora ele irá descompactar a ISO pra gente conseguir prosseguir normalmente.


Instalação do Firewall 


Inicie o VirtualBox selecionando a ISO do pfSense para dar o boot inicial. Na tela de Boot, você vai se deparar com a opção do PfSense para a utilização em modo LiveCD, ou seja, utilizá-lo sem a necessidade de instalação. Aperte 1 para iniciar o Boot default do sistema em modo Multi User. 




Logo depois de selecionar a opção 1, ele vai descompactar o Kernel e te pedir o modo que quer que o sistema inicie. Logo, espere o tempo de boot acabar para ele iniciar o installer. Nele digite a opção 99 para iniciar a instalação do sistema. 



Selecione a Opção Accept These Settings e dê Enter para prosseguir. Logo selecione Quick/Easy Install e Enter e Enter para começar a instalação do Software.


Após a instalação é hora de customizar o Kernel. Mas calma, o Kernel Standard do FreeBSD já vem o mais genérico e funcional possível para o bom funcionamento do Firewall. Selecione a opção Standard e prossiga. 


Após a instalação é só selecionar a opção reboot. É legal entrar no menu de dispositivos e desmarcar a ISO do PfSense depois de fazer o reboot pra evitar que ele tente reinstalar novamente. 

Na hora do boot é só selecionar F1, Enter que ele vai voltar na tela padrão do PfSense. Mais uma vez selecione a opção 1 e aguarde o boot do sistema. 

Agora ele vai pedir pra você configurar a VLAN que ele vai trabalhar, ou seja, atribuir os IPs as placas de rede que instalamos na máquina. Note que ele reconheceu as duas, e provavelmente atribuiu a identificação delas como em0 e em1



Selecione a opção 2 para atribuir um endereço para as placas. Vamos fazer assim:

em0 -> Vai receber uma configuração DHCP para conexão com a internet
em1 -> Vai receber uma configuração com um IP Estático da rede interna

Selecione 2) Set interface(s) IP address > Selecione a Opção 1 para editar a placa em0 e em seguida selecione Yes(y) para atribuir o endereço DHCP para IPv4, Novamente para o IPv6 e mais uma vez para o Web configurator. 


Selecione 2) Set interface(s) IP address > Selecione a opção 2 para editar a placa em1 e em seguida atribua um IP Fixo pra ela, logo atribua a subrede. Eu atribui como 24 para setar o padrão. 

Agora no navegador, digite o IP fixo atribuido à placa de rede.

http://IP-DO-SERVIDOR


As credenciais Default são 

Username: admin
Password: pfsense

Agora avance e altere as configurações de host e DNS, rede conforme o a sua necessidade e troque a senha do admin no final da configuração e dê um reload no firewall. 




Como vocês puderam ver não é necessária muita técnica para instalar o PfSense. 

Depois da configuração é só acessar a URL novamente e acessar o painel de controle do firewall. 
Nele é possível realizar configurações de VPN, Proxy, Firewall, DNS, NTP, redirecionamento de portas e etc. Breve mais postagens abordando os módulos do PfSense. 




:)

3 comentários:

  1. Boa tarde preciso de um material pfsense como proxy server transparente autenticando LDAP com ntlm por favor se poder me ajudar fico grato
    Att Fernando

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez me ajudando! heheh! valeu Fidelis

    ResponderExcluir