Blindagem de Segurança do Mozilla Firefox para Navegação Corporativa

Share:

De acordo com um checklist divulgado pela Linux Fundation visando a segurança e a privavidade online, é recomendado o uso de dois ou mais browsers para efetuar as tarefas do dia a dia. Essa boa prática visa evitar o comprometimento total dos dados de navegação e cookies salvos durante um ataque.

O manual recomenda o Mozilla Firefox para uso das tarefas relacionadas ao trabalho coomo acesso a bancos, sites com certificados, softwares corporativos e outros navegadores como Chrome e Opera para o restante. Com base nessa divulgação, preparei um checklist de Addons do Firefox para auxiliar na blindagem do Browser para o uso corporativo e para pessoas que assim como eu, estejam realizando algum tipo de migração empresarial para o software livre.

NoScript 




O NoScript é um Add-on essencial para a segurança da navegação se você visa uma confiabilidade maior para suas rotinas. Ele bloqueia toda a execução de aplicativos em Java, JavaScript e só libera para os sites de confiança. Ele trabalha com a lógica de lista branca, bloqueando tudo e todos, só permitindo o que você selecionar.


Privacy Badger



O Privacy Badger é um Addon que bloqueia Adwares, Spywares e Trackers de captura de dados que redirecionam tráfego do browser para companhias e até mesmo pessoas maliciosas. É uma ferramenta que visa a privacidade online na hora dos acessos. Ele é totalmente configurável, podendo adicionar domínios confiáveis e não confiáveis.


HTTPS Everywhere


HTTPS Everywhere é um Addon que força o uso do da encriptação HTTPS nos sites. O HTTPS é uma camada de encriptação que protege a comunicação entre cliente e servidor tornando mais difícil a interceptação do tráfego. Muitos sites possuem a encriptação HTTPS, porém não deixam ela como Default. O HTTPS Everywere força esse protocolo a funcionar, tornando a segurança online muito maior. 


Adblock Plus




O Adblock Plus é o bloqueador de Adwares e Spywares mais utilizado. Bloqueia todos os tipos de propagandas e pop-ups que te redirecionem para sites maliciosos ou sem relação com o conteúdo acessado. Além de garantir a privacidade, ele impede que anúncios chatos te incomodem durante a navegação e é facilmente configurável, te permite sinalizar um domínio como confiável caso você necessite de alguma funcionalidade específica do mesmo que o filtro esteja bloqueando.

Referências:
http://lamiradadelreplicante.com/2015/08/31/la-fundacion-linux-publica-un-checklist-de-seguridad-para-administradores-de-sistemas/

http://www.linux.com/news/featured-blogs/167-amanda-mcpherson/850607-linux-foundation-sysadmins-open-source-their-it-policies

Nenhum comentário