Acessando VPN internacional pelo Android com Psiphon Handler

Share:

Primeiramente, o que é uma VPN?

A VPN, ou Virtual Private Network, é uma rede privada que utiliza meios públicos como a internet para ligar dois ou mais computadores, ou duas ou mais redes entre si através de um túnel criptografado para compartilhar os mesmos recursos da rede.
Esse recurso é utilizado em empresas de médio a grande porte. Imagine que você possua duas filiais da mesma empresa, uma em São Paulo e uma na Bahia, e precisa conectar as duas para que utilizem o mesmo servidor de arquivos, ou partilhem do mesmo banco de dados de algum ERP e etc. Para fazer isso é necessário criar uma rede PTP (Ponto a Ponto) de forma virtual para que seja possível que as duas filiais partilhem de recursos da mesma rede.

Bom sabemos que este processo, por mais que seja privado, ainda partilha de uma conexão com a rede pública de internet. Para que esses dados transmitidos sejam confidenciais e íntegros, é necessário criar alguns mecanismos entre as redes para garantir a criptografia e proteção dos dados e da conexão. E este processo trabalha na maioria das vezes através de chaves públicas ou algoritmos de criptografia partilhados entre clientes e servidores.

Além de recursos corporativos, é possível também partilhar de um Gateway comum, ou seja, partilhar de um ponto específico na rede para acessar a internet, mais especificamente acessar do Brasil, a internet através de um Gateway de uma VPN que se encontra na Arábia Saudita, por exemplo.



Como é mostrado no exemplo acima, os dados são encapsulados e criptografados, com todas as informações necessárias para ser identificado dentro da rede e enviados através de pacotes em um túnel entre os clientes e servidores.

Existem muitos aplicativos na Google Play que possibilitam o acesso a VPN's internacionais afim de melhorar a privacidade de acessos. Eu confesso que sou um grande utilizador de VPN's dentro zonas de WIFI público como de Shoppings, lojas, barzinhos e eventos em geral. E um dos aplicativos que eu mais gosto para realizar esse tunel de acesso é o Psiphon.

Link da Google Play


O Psiphon é um gerenciador de VPN muito simples que tem uma variedade servidores proxy em diversos países, como Estados Unidos, Reino Unido, Japão e etc,e ainda te possibilita efetuar a conexão a esses proxys através de outros proxys, como os links com firewalls restritos de faculdades, empresas e etc. Uma vez que o encapsulamento das requisições é efetuado unica e exclusivamente através do protocolo SSH2 e não diretamente por HTTP, é muito mais fácil dar o "Bypass" em regras de Firewalls e Proxys corporativos e institucionais.  



Basta escolher o país de sua preferência para se conectar, ou deixar o app selecionar sozinho através das latências dos servidores cadastrados e clicar em 'Start' na aba de Logs. Esta aba é bem bacana, ela te printa vários logs e estatísticas do uso da VPN, sendo possível pará-la a qualquer momento.



Você também pode verificar status da conexão através da central de notificações do Android, onde você poderá ver se sua conexão ainda está ativa e ter um atalho rápido para as configurações do app



Além do Psiphon existem muitos outros, como os Gateways Mobile da própria Tor, façam os testes entre as VPNs e descubram qual delas atende melhor em termos de confidenciabilidade e performance. Lembrando que estes apps não devem ser utilizados para efetuar processos muito delicados que exijam um alto grau de confidenciabilidade, como operações bancárias e acessos a softwares corporativos muito específicos, afim de garantir a segurança de todos.

Basta usar serviços como o Meu Ip e o Utrace para comprovar a origem do proxy e ver se está funcionando tudo certinho.



Mais um pouco:
Há algumas horas foi liberado em redes públicas a notícia em que o serviço do WhatsApp ficará indisponível por 48 horas dentro do território nacional, o que nos dá brecha para testar os serviços de VPN afim da liberdade de todos. Pode ser que funcione, vamos testar?

 :)



2 comentários: