Instalando e Criando Partições com XFS, um sistema de arquivos otimizado para storages de grande porte

Share:


o XFS é um sistema de arquivos muito interessantes Open Source, criado principalmente para suportar storages que demandem uma grande quantidade de arquivos grandes. Caso você gerencie algum storage usando ou não o Samba Server, que necessite de armazenar grande quantidade de arquivos gigantescos compactados, ou backups de sistemas, o XFS é uma solução muito viável para esse trabalho. Já para arquivos pequenos, o XFS pode apresentar um desempenho não tão satisfatório como ext4. Além dessa feature bacana, o XFS possui bastante estabilidade e segurança no armazenamento, uma vez que eu já passei por muitas quedas de energia, onde vários discos que eu utilizava o XFS foram reerguidas sem problema e perda nenhuma.

O mais legal do XFS o sistema de journaling lógico, que realiza a gestão de do arquivo por meio de metadados, garantindo a estabilidade e integridade dos dados em caso de desligamento do sistema, evitando que o mesmo seja corrompido, além de possuir um utilitário integrado de desfragmentação do sistema de arquivos e o utilitário 'xfs_growfs', que permite o aumento (não a diminuição, infelizmente) de sistemas de arquivos XFS sob demanda, similar aos volumes LVM e o 'xfsprogs', que permite a checagem do sistema de arquivos, ajustes e correções preventivas no mesmo.

Mais uma vez: O XFS só é performático de verdade em sistemas que trabalhem com arquivos realmente grandes, pois ele é otimizado para trabalhar com blocos de maior porte. Caso esteja trabalhando com um sistema que utilize uma grande quantidade de arquivos pequenos, eu recomendo um outro tipo de filesystem.

Main Page do projeto: http://xfs.org/index.php/Main_Page


Instalando o XFS Utils:
 # apt-get install xfsprogs  #Debian
 # yum install xfsprogs #CentOS/RHEL

Vamos listar todos os volumes montados e/ou disponíveis no nosso sistema
 # fdisk -l  

Formatando a partição com o XFS
 # mkfs.xfs -L media /dev/sdc1  

Montando a partição
 # mount -t xfs /dev/sdc1 /mnt/part  

Enlarge em Partições XFS

Para realizar o enlarge em partições que estejam utilizando o XFS, basta passar no novo numero de blocos apontando para o device
 # sudo xfs_growfs /dev/sdc1 -D 1986208  

Veja também:



Espero ter ajudado :)

Nenhum comentário