Git :: Configurando o Bash do usuário para mostrar a Branch atual do projeto

Share:


Fala galera, tudo bem?
Mais uma vez aqui fazendo um post na correria por conta do tempo apertado por conta do trabalho e uns projetos pessoais, mas pra não deixar passar em branco vou dar uma dica bem bacana pra quem trabalha ou usa o Git para coisas recreativas.

Quem mandou essa dica foi meu amigo Rafael, que trabalha comigo, gente boa pra caramba e manja muito de Git. Ele mandou o link lá do blog do Glauco Custodio, uma dica inicialmente pra quem trabalha em projetos que utiliza várias branches, e uma vez ou outra faz algum tipo de confusão e desenvolve uma nova feature ou commita algo em uma branch errada e acaba atrasando ou perdendo todo o trabalho. Coisas feias acontecem as vezes. Nós iremos customizas a bash do nosso usuário para ler o arquivo .git de dentro do repositórios e nos mostrar em qual branch estamos desenvolvendo, onde vai ficar basicamente assim:


Basta editar o .bashrc ou o .bash_profile dentro da pasta home do usuário, e alterar o PS1, pattern responsável pela customização do template do bash do usuário, e adicionar a seguinte linha:

 # vim ~/.bashrc # Ou...  
 # vim ~/.bash_profile   
 export PS1='\u@\h\[\033[01;34m\] \w\[\033[0;32m\]$(__git_ps1 " (%s)")\[\033[01;34m\]$\[\033[00m\] '  

Agora é só reiniciar a sessão, ou dar um source no arquivo de configuração que você modificou
 # source ~/.bashrc # Ou  
 # source ~/bash_profile   


Espero ter ajudado :)

Nenhum comentário