Raspberry Pi :: Script pós instalação do Raspbian para remoção de pacotes extras.

Share:


Hoje vou disponibilizar pra vocês alguns scripts que eu achei guardados na minha bagunça entre minhas sandboxes e notinhas no Google Keep.
Hoje tem relação com o Raspberry Pi. Faz tempo que não trago nada interessante sobre esse carinha, então aproveitando que resolvi tirar o pó dos meus pra dar uma brincada, vou dar uma repassada de conteúdo pra vocês.

Eu sou daqueles tiozões que guarda vários scripts .sh e .py em uns repositórios privados no Github e esqueço deles pra sempre, e sempre que eu vou revirar eles procurando alguma coisa, me sinto perdido dentro da  selva do Jumanji, mas as vezes eu acho algumas coisas legais, como essa lista de pacotes que eu levantei como "inuteis" para a maioria dos meus projetos de Raspberry Pi e que podem ser desistalados numa boa pra aliviar uns 400, 500 MB do seu cartão SD.

Resolvi separar esse carinha em 2, um removendo alguns pacotes auxiliares que eu raramente uso e outro removendo todo o X11 do sistema. Ideal pra quem quer trabalhar com algum projeto que não vai usar GUI pra nada.

Script Soft

Nesse script vamos automatizar a desistalação de alguns pacotes extras que vem instalados no Raspian, como:

  • Libreoffice 
  • Wofram
  • Scrach
  • Minecraft
  • Python Games
  • IDE's de desenvolvimento



$ wget https://gist.githubusercontent.com/msfidelis/a52cf2bf610f9567e764413fa8be2b68/raw/f64df850b2fd70aee58176958e032367e01f7b74/raspbian-cleaner.sh
$ chmod -x raspbian-cleaner.sh && ./raspian-cleaner.sh

Script Hardcore


Esse script vai extender os pacotes do anterior, a diferença é que o mesmo vai remover os pacotes do modo desktop do Raspian, indicado pra brincadeiras que não vão utilizar a interface gráfica em nenhum momento.




Espero ter ajudado :)

Nenhum comentário