Tails, a distribuição Linux mais segura do mundo

Share:

O Tails (The Amnesic Incognito Live System) é uma distribuição Linux voltada pra Live CD's  baseada em Debian que veio para garantir a segurança e o anonimato de seus utilizadores enquanto navegam pela internet, impedindo que o mesmo deixe rastros em seus acessos utilizando o tráfego da Rede Tor e criptografia PGP.

Esse distribuição era usada por Edward Snowden, sim, aquele ex funcionário da CIA que denunciou o projeto do PRISM de ciber espionagem pública mundial e o auxiliou com os vazamentos dos arquivos confidenciais do governo americano e dar um Somebody Love na NSA.

O Tails foi criado para ser usado como uma Live CD, ou seja, para ser gravado em um Pendrive ou CD e ser usado durando o Boot do sistema sem a necessidade de ser instalado, deixando todos os rastros e configurações serem destruídos com o simples reboot do sistema. É só gravar a imagem em um pendrive, espetar onde quer que esteja, bootar o sistema e pronto.




O Tails é bem simples, mas é bem poderoso. Ele possui uma gama de configurações no inicio da inicialização bem interessante, como a possibilidade de mascarar o verdadeiro MAC Adress da sua placa de rede e até mesmo usar uma máscara do Windows no sistema para um uso mais confortável em lugares públicos. Ele nada mais é do que uma distro voltada para rodar em volta do Tor Browser, na verdade o uso da distro cria uma camada a mais de proteção, não deixando que suas ações entrem em contato com o seu sistema operacional original.

Clique em Yes para customizar essas opções. Deixe em No para inicializar em Default.



Ele já vem com uma série de utilitários para internet, como o Vidalia, Cliente IRC, chat, e-mail e o Tor Browser, peça fundamental para o funcionamento do Tails em questão de navegação anônima. O ambiente é o Gnome, o que deixa ele bem leve e fluído. Coisa bem dispensável de se levar em conta, mas vale a pena citar aqui.



Testando a conectividade Tor, o navegador me atribuiu ao gateway 176.10.104.243, que jogando o IP no Utrace ele me apontou para uma região perto da França. Bem legal, né?
Neste exemplo eu estou utilizando o Tails em uma máquina virtual, o que não é o correto uma vez que ele só te garante a verdadeira segurança quando rodado em uma Live, mas ele também funciona bem. Você será alertado sobre isso logo que iniciar o sistema.


Site do Tor: https://www.torproject.org/
Site do Projeto: https://tails.boum.org/download/index.pt.html

:)

2 comentários:

  1. eu fiz teste, e o endereço fisico fica la tb, o mesmo que eu uso no pc original
    fica 3 endereços fisicos e um desse eu meu!

    ResponderExcluir