Raspberry Pi :: Migrando o sistema para um cartão SD maior

Share:

Hoje vou trazer um cookbook bem bacana para migrar o sistema operacional do raspberry de um cartão de memória para outro sem perder absolutamente nada. O processo só é um pouquinho demorado, então pega um café, abre o chat do Telegram com seus amigos e vamos nessa.

Primeiramente, através de um adaptador USB ou leitor de cartão de seu computado, insira o cartão SD atual e espere o mesmo montar no sistema. O procedimento que iremos realizar, se consiste basicamente em clonar uma imagem do cartão de memória e depois sobrescrever outro cartão de memória maior com ela, e redimensionar o espaço restante manualmente.

O procedimento é bem fácil, só que talvez demore um pouco dependendo do tamanho e da velocidade dos seus Cartões SD no momento.


1 :: Criando uma cópia do cartão atual.

Para criar uma cópia exata, Post Mordem, do cartão SD antigo, iremos utilizar o nosso amigo DD para fazer essa cópia e mais tarde a sobrescrita. Como eu disse, o procedimento é demorado, e o DD não te mostra nenhum status de andamento do job. Para isso, eu gosto de usar a ferramenta PV (Pipe Viewer) que me da a porcentagem de dados enviados entre os pipes dos comandos. Já falei dessa ferramenta neste post.

Liste os discos disponíveis no seu sistema.

Como já foi dito, insira o seu cartão SD por meio de uma leitora ou adaptador, e em seguida utilize o comando fdisk para listar os dispositivos montados. No meu caso estarei migrando de um cartão de 8 GB para um de 16 GB.
 # fdisk -l   


O meu disco é o /dev/sdb, de 7,3 GB.


Criando uma imagem do cartão 

Criando uma imagem com o DD e o PV para medir o progresso da cópia

O PV é um utilitário bem bacana, e está disponível nos repositórios da maioria das distribuições. Basta procurar por ele que com certeza ele vai estar por lá
 # sudo apt-get install pv  # Debian Like
 # sudo yum install pv # CentOS/RHEL 7 

Para fazer uma cópia do disco é simples:
 # dd if=/dev/sdb | pv | dd of=imagem_temporaria.img  

Criando uma imagem do disco com o DD e sem o PV
 # dd if=/dev/sdb of=imagem_temporaria.img  



2 :: Sobrescrevendo o novo cartão com a imagem do antigo. 

Remova o cartão antigo e coloque o novo cartão maior. Novamente, liste todos os dispositivos alocados em seu sistema. Meu novo cartão, possui um tamanho total de 14,9 GB.
 # fdisk -l   

Agora, vamos pegar a imagem temporária que criamos e jogar ela novamente com o DD para o novo cartão de memória, porém vamos "inverter os polos" desta vez.

Restaurando a cópia com o DD e PV
 # dd if=imagem_temporaria.img | pv | dd of=/dev/sdb  

Restaurando a cópia com o DD e sem o PV
 # dd if=imagem_temporaria.img | pv | dd of=/dev/sdb  



3 :: Redimensionando a partição

Coloque o novo SD Card no no Raspberry e espere o Boot do sistema.
Quando ele terminar, logue como Root e entre no menu de gerenciamento do Raspberry Pi
 # sudo su   
 # raspi-config  

No menu de configurações, selecione a opção Expand Filesystem


A opção de expand é automática e o Raspberry faz todo o procedimento, caso não dê certo, te aconselho a realizar manualmente via Diskpart e alocar o redimensionamento você mesmo. Ele demora um poquinho por conta do processamento limitado do processador, mas depois é só sair e reiniciar a plaquinha.

Espero ter ajudado

:)

2 comentários:

  1. Uso o status=progress para ter o mesmo resultado do pv.

    dd status=progress if=/origem of/destino

    Parabéns pelo tutorial.

    ResponderExcluir