Docker :: Deploy do Jenkins Persistente com Docker

Share:


O Jenkins é um software muito maneiro de CI & CD. Eu gosto bastante de utilizar pois automatiza muita coisa na hora de gerar builds, rodar testes, criar pipelines de código e etc. Neste artigo eu mostrei como subir o Jenkins na máquina nativamente. Aqui nós vamos aproveitar a vibe de passar todo o meu repositório de Docker pro blog e vamos subir um container com dados persistentes do Jenkins. Sem segredo, o Jenkins tem um repositório de imagens oficiais direto do Dockerhub, a única customização que vamos fazer aqui é mapear algumas portas e mapear a pasta de conteúdo do Jenkins pra fora para manter persistência nas configurações do servidor.

Esse processo pode ser executado tanto localmente quanto em um servidor de produção real. O processo é o mesmo, vou mostrar duas opções, o deploy via Docker Compose que te dá uma maior flexibilidade de orquestração e o deploy via CLI. Ambos não fazem tanta diferença para o Jenkins, então vai da sua preferência.

Link para o repositório

Dockerfile


docker-compose.yml


Subindo o projeto

 docker-compose build   
 dccker-compose up -d  


Fazendo o deploy via CLI 

Caso queira fazer o deploy do Jenkins via Client, também é bem simples:
 $ docker run -d -p 8080:8080 -p 50000:50000 -v `pwd`/jenkins:/var/jenkins_home  


Após subir o container do Jenkins pela primeira vez, o processo de instalação dele continua sendo o mesmo. Ele via te dar uma chave administrativa para fazer a configuração inicial do servidor. Tendo ela em mãos, é só acessar http://ip-do-servidor:8080, inserir a mesma e terminar a configuração do Jenkins.





Espero ter ajudado :)

2 comentários:

  1. Qual distro linux você usa no desktop e no servidor ou tem preferência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usando o Docker não faz diferença a distribuição que você utiliza no Host. :)

      Excluir