Créditos: Rawpixel |
Nesse "Drops", quadro de posts que eu acabei de inventar para informar dicas rápidas de administração de serviços e alguns truques "salva vida", vou mostrar como zerar a memória do servidor de memcached manualmente sem precisar o reboot de nenhum node do cluster.
Iniciando a brincadeira
Para realizar uma conexão direta com o Memcached, nada melhor que o nosso amigo Netcat. É só passar o endereço IP ou DNS do servidor do memcached em caso de estar em um ambiente AWS e a porta 11211 e pronto, estamos conectados via uma conexão TCP simples ao serviço.
nc ip-do-memcached porta-do-memcached
nc 127.0.0.1 11211
Para dar um contexto maior a esse teste, esterei rodando um container limpo de memcached. Vou criar um registro em memória com a chave "hello" com o valor "world".
echo -e 'set hello 0 60 5\r\nworld\r' | nc 127.0.0.1 11211
echo -e 'get hello\r' | nc 127.0.0.1 11211
Para verificar se existem itens na memória do Memcached, vamos executar o comando `stats items` via Netcat. Ele é responsavel por fornecer um relatório completo do estado dos itens cacheados.
echo -e 'stats items' | nc 127.0.0.1 11211
Zerando os itens em memória do Memcached sem reiniciar o cluster
O memcached deixa um pouco a desejar no quesito de recycle quando a memória das máquinas do cluster lotam, e reiniciar uma máquina de memcached pode gerar indisponibilidade e lentidão na aplicação caso o mesmo sirva para cachear itens críticos para o usuário, como sessions, itens de carrinho e etc.Para zerar a memória TODA do memcached manualmente, podemos enviar o comando flush_all via socket TCP aberto pelo Netcat
echo "flush_all" | nc 127.0.0.1 11211
Espero ter ajudado! :D
How to make money from casino gaming
ResponderExcluirIf you want to become a millionaire playing on real money slots, you should make a deposit. If it's งานออนไลน์ your choice for gambling online, 3. Deposit Method – How to Deposit