Indicação :: Lista de filmes e séries para entender mais sobre internet, privacidade e ativismo

Share:


Fala galera, hoje trouxe uma seleção pessoal dos meus filmes / séries / documentários sobre a internet de um modo geral. Essa lista é indicada tanto pra profissionais do ramo da tecnologia, jornalistas e até entusiastas curiosos do meio por não conter um linguajar tão técnico. Tomei o cuidado e pegar materiais não tão hollywoodianos e mainstream. É pra você mandar como um guia pra qualquer amigo entender como a internet funciona desde a surface até o aspecto social econômico de forma geral. Caso você tenha interesse em algum conteúdo mais lúdico, indico de antemão Mr. Robot, WHOAMI. É bacana também e mais voltados pra entretenimento em geral.

Vamos lá!


Dark Net (2017) - Netflix

Resultado de imagem para Darknet Netflix

Dark Net é uma série / documentário que explora alguns aspectos sombrios da internet como um todo, além do que conhecemos como Deep Web, alguns temas abordados estão bem próximos do nosso dia a dia. Essa série é fantástica e aborda conteúdos que vão desde sexo, biohacking, dinheiro, politica, privacidade até crimes.




TPB AFK - The Pirate Bay - Away From Keyboard (2013) - (Já apareceu aqui no blog)



TPB AFK é um dos meus documentários favoritos sobre tecnologia até hoje. Ele aborda a história do indexador de torrents The Pirate Bay, que causou muita dor de cabeça pra industria da música, cinamatografica e copyright. O documentário mostra um pouco da vida pessoal dos três criadores do site, Gottfrid Svartholm, Fredrik Neij e Peter Sunde e alguns momentos marcantes dos principais processos judiciais sobre o site. Ele é um documentário aberto e está disponível no Youtube com legendas PT-BR.




Roubamos Segredos - A História do Wikileaks (2013) - Play Filmes

Imagem relacionada

Documentário interessante sobre ciberativismo, um assunto que foi um estudo recorrente na minha vida por um tempo (não hoje). Ele conta a história do site WikiLeaks e consequentemente sobre a atuação de Julian Assange na exposição de vários escândalos e documentos vazados por vários anos até escândalos pessoais.



Snowden - Herói ou traidor (2016) - Netflix

Imagem relacionada

Esse filme é a adaptação do livro Arquivos Snowden e conta sobre a atuação de Edward Snowden na exposição do projeto Prisma e segredos de espionagem da NSA ao redor do mundo. Desde a desilusão em sua época de agente, crescimento profissional até a procura pelo reporter Glenn Greenwald no Brasil para a exposição desses documentos na mídia.



We Are Legion: The Story of the Hacktivists (2012) - YouTube

Resultado de imagem para We Are Legion: The Story of the Hacktivists

Esse documentário aborda a operação do grupo de hackerativistas radicais Anonymous que se tornaram símbolo da desobediência e protestos civis no mundo digital. O trabalho aborda como esse grupo descentralizado, e até mesmo desorganizado atuou em protestos ideológicos, políticos e sociais na internet através de anos (até parar no avatar de crianças de 15 anos que rodam Havij nos grupos do Facebook).




O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz (2014) - YouTube


A história do ativista de internet e pioneiro de programação Aaron Swartz a partir de sua adolescencia, seu envolvimento com o RSS, a fundação do Reddit, e seu crescente interesse na defesa política relacionada a Cultura Livre. O filme ainda explora sua prisão, as táticas da acusação a fundamentar seus supostos crimes.





Privacidade Hackeada (2019) - Netflix



Esse documentário muito é muito legal, e é o mais recente da lista (2019). Ele aborda e esclarece vários assuntos obscuros relacionados ao escêndalo da Cambridge Analytica que coletou dados de mais de 87 milhões de usuários sem que fosse permitido para elevar a candidatura de Donald Trump. Esse caso levou o CEO do Facebook Mark Zuckerberg a prestar depoimentos perante ao Congresso Americano.  Esse escândalo foi o estopim pra aplicações de leis como GDPR e LGPD, e é bastante recomendado pra empresas, times e profissionais que estejam trabalhando com isso atualmente.



Deep Web - Silk Road (2015) - Youtube


Por mais que eu considere o titulo desse documentário como clickbait, por não se tratar necessariamente sobre o tema, esse documentário é excelente.  O mesmo aborda o inicio, expansão e queda do império do tráfico de drogas no famoso site da Deep Web Silk Road


Esta foi minha humilde curadoria de conteúdo, espero que tenham gostado! Tem algum conteúdo extra pra indicar pra mim e pro restante do pessoal? Deixa nos comentários ai pra gente. Grande abraço pessoal! :D

Nenhum comentário